Henfel

ARTIGO

Utilização do Mancal Henfel para peneiras de rolos em usina de pelotização - Estudo de Caso

19/02/2018 às 09:30

A situação

No final do ano de 2006, a equipe da Henfel foi requisitada para avaliar a situação do conjunto de peneiramento final de pelotas de 3 usinas de pelotização de importante cliente, onde observava-se um excesso de paradas não programadas de manutenções corretivas devido à contaminação dos rolamentos aplicados nos mancais de empresa concorrente.

Peneira de rolos

Na ocasião, foi informado ao corpo técnico da HENFEL que entre os anos de 2005 e 2006, foram realizadas 65 intervenções para correções de problemas com o conjunto de peneiramento, grande parte delas devido à falha dos mancais de rolamentos. O tempo de parada destas intervençõs totalizou 69 horas neste período.

A solução

Com base nas informações levantadas na visita técnica, o departamento de engenharia HENFEL desenvolveu um novo modelo de mancal com vedação especial adequada ao ambiente de trabalho altamente agressivo (presença de taconite). Além disso, foram sugeridas alterações em pontos de falhas crônicos no intuito de sanar diversos problemas identificados, como o posicionamento dos motoredutores, o modelo dos acoplamentos de ligação entre o motoredutores e os rolos, e a especificação dos lubrificantes utilizados.

Mancal de peneira de rolos especial HENFEL

O resultado

Após a aplicação dos mancais HENFEL, pode-se observar uma grande redução no número de eventos de manutenção corretiva ao longo de 2007 e 2008, sendo que no ano de 2007 não foi necessário corretiva em uma das três peneiras.

Juntos, os sistemas de peneiramento ficaram parados em manutenção por apenas 4 horas e 33 minutos durante 2007 e 2008, como pode ser observado no gráfico abaixo.

Conclusão

Entre 2005 até o final de 2006, foram realizadas 65 corretivas, totalizando 69 horas paradas.

Entre 2007 e 2008, após a aplicação dos mancais HENFEL, foram realizadas 17 corretivas, totalizando 4 horas e 33 minutos paradas.

Redução de 48 corretivas e ganho substancial de 65 horas e 27 minutos de produção.

 

Se quiser saber mais sobre este artigo ou deseja atendimento de nossa equipe técnica, preenche o formulário abaixo que entraremos em contato.

X

Nossos Produtos

X

Nossos Serviços

X

Qualidade Comprovada